Em 2016, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) completa 49 anos de atuação no Distrito Federal, tendo alcançado mais de um milhão de alunos matriculados. De caráter privado, a organização contribui para a superação dos problemas sociais e econômicos do País por meio da capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços, turismo e saúde. É mantido pelas empresas desses setores, que destinam uma contribuição compulsória para a instituição.

O Senac-DF integra o Sistema Fecomércio/DF, que inclui ainda a Federação do Comércio do Distrito Federal, o Sesc/DF e o Instituto Fecomércio. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, é também presidente do Conselho Regional do Senac-DF.

O Senac iniciou suas atividades no DF em 1967, oferecendo à população cursos de formação inicial e continuada. Em 2005, em parceria com o Senac Nacional, a instituição passou a ter cursos de pós-graduação lato sensu ministrados na modalidade de educação a distância. Os cursos receberam credenciamento do Ministério da Educação com nota máxima. Em 2007, com a inauguração da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, disponibilizou também cursos de graduação tecnológica e pós-graduação na modalidade presencial, além de vinte e cinco cursos de educação profissional técnica de nível médio.

CURSOS

A instituição oferece mais de 300 cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico, disponibilizados para a sociedade em forma de rodízio. A cada trimestre, novos cursos são incorporados. As áreas de atuação são: artes, comércio, comunicação, gestão, idiomas, imagem pessoal, informática, saúde e turismo e hospitalidade.

Na área tecnológica, os cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Gestão de TI e Marketing são oferecidos pela Faculdade de Tecnologia Senac-DF. São ofertados também cursos de pós-graduação lato sensu como Administração em Negócios Imobiliários; Banco de Dados e Business Intelligence com ênfase em Software Livre; Docência do Ensino Superior; Finanças Corporativas; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão Empreendedora de Negócios; Gestão Logística da Cadeia de Suprimento (SCM); Governança em Tecnologia da Informação; Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa; e Segurança da Informação, além dos cursos na modalidade a Distância. A Faculdade também disponibiliza cursos de Extensão, como Gestão Contábil de Estoques e Operações com Mercadorias; Gestão de Projetos na Prática; Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing; e Planejamento Estratégico Empresarial.

ABRANGÊNCIA

O Senac atua em todo o Distrito Federal. Nas Regiões Administrativas onde não possui centro de educação profissional oferece, via ações móveis, cursos nos chamados Espaços Senac – salas de aulas cedidas por meio de parcerias com igrejas, escolas e administrações regionais, entre outras instituições.

ESTRUTURA

A sede administrativa do Senac-DF está localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Desde 2006, ocupa a cobertura do Edifício SIA Centro Empresarial, no trecho 3. A instituição possui os seguintes centros de educação profissional: Jessé Freire (SCS), 903 Sul, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Senac Gastronomia (SCS), Educação a Distância e Ações Móveis, além dos restaurantes-escola. A Faculdade Senac-DF conta com um campus no Plano Piloto (903 Sul).

O Senac-DF dispõe ainda de uma Editora, inaugurada em setembro de 2004. Responsável pela edição de mais de 80 obras, já conquistou prêmios nacionais e internacionais, e conta com uma livraria localizada no térreo do edifício-sede da instituição.

EMPRESAS

O Núcleo de Negócios Estratégicos atende às empresas de forma customizada, por meio de serviços prestados, parcerias e projetos, com participação direta e integrada com o setor produtivo. Qualquer empresa pode procurar o Senac e solicitar um curso, palestra ou treinamento para seus funcionários, adequando os horários e escolhendo o local.